terça-feira, 17 de dezembro de 2019

FIT PERFORMANCE - Treino de Força no FUTEBOL

TREINO DE FORÇA NO FUTEBOL
O treino de força é prejudicial para os jovens atletas?


Treino de força reduz as taxas de lesões em jovens jogadores de futebol de elite durante uma época desportiva

Foi realizado um programa de treino de força durante 12 semanas (4x 3 semanas separadas por uma de recuperação), três sessões de treino de força por semana. Realizaram protocolos de avaliação, no início, no meio e no fim do programa de treino de força.

Os protocolos realizados foram: avaliação antropométrica, testes de sprints (10-20-30 metros), teste de agilidade, testes de salto e teste de resistência. 

A amostra consistia em 52 jogadores de futebol de elite do género masculino, com idade entre os 13 e 14 anos.
E dividiram em 2 grupo: o grupo experimental (EG n=26) e um grupo de controlo (CG n=26).


Resultado

O grupo experimental (EG=26) teve melhor resultados, mas não foram muito significativos nos protocolos em relação ao grupo de controlo (CG=26).
O que foi realmente significativo foram o número de lesões durante a época desportiva.

O grupo experimental teve 4 lesões (0 lesões musculares!) enquanto o grupo de controlo teve 13 (6 lesões musculares)!

O objectivo deste estudo era providenciar novas perspectivas para promover as sessões de treino de força a longo prazo (época desportiva) para o desenvolvimento das qualidades físicas no jovem atleta.

Para além dos resultados das lesões, houve também resultados interessantes em relação aos dados antropométricos, a altura e a massa corporal aumentaram significativamente, o treino poderá ter sido um estímulo eficaz para o crescimento e a mineralização óssea no adolescente.

O treino de FORÇA é importante para os jovens atletas, desde que seja controlado e adequado à condição física e técnica deles.

--> Desenvolvimento das Qualidades Físicas
--> Treino Qualificado e Monitorizado

--> HeartZone System








Zouita, S., Zouita, A. B., Kebsi, W., Dupont, G., Abderrahman, A. B., Salah, F. Z. B., & Zouhal, H. (2016). Strength training reduces injury rate in elite young soccer players during one season. The Journal of Strength & Conditioning Research30(5), 1295-1307.


Sem comentários:

Publicar um comentário