segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

FIT Leaks: HIIT na versão Gustavo Santos

Sermos sedentários custa uns milhões ao erário público. Não vale a pena entrar em grande detalhe epidemiológico (diabetes, obesidade, síndrome metabólico, cardiopatias...), fiquemos pela macroeconomia, muitos milhões.

A vida e os problemas do dia-a-dia consomem-nos e o tempo escasseia para aquilo que nos dá prazer (comer, dormir, família, divertir, amar, etc.), quanto mais para treinar... sim uns treinam por prazer, outros por profilaxia...

Velha máxima: "sacrificamos a nossa saúde para ganhar dinheiro, para depois sacrificar o dinheiro para recuperar a saúde..."

Invejo, no bom sentido, quem tem tempo para "gastar" 2h por dia para treinar (ou outras coisas como jogging ou caminhada)... não invejo porque goste de treinar, mas porque certamente canalizaria essas 2h para fazer coisas bem mais interessantes.

Na verdade, a maioria das pessoas não tem esse tempo, e as que têm provavelmente sacrificarão outras prioridades.

Não era tão bom uma solução simples, tipo, 2 horas por semana com os mesmos resultados (vamos ser conservadores, ainda que a ciência reporte resultados "superiores")?

Oh wait... já existe.

As cobaias deste estudo não precisaram de 2h por semana, apenas 90 minutos por semana.
Com uma particularidade BRUTAL: 94 adultos dos 20 aos 83 anos...

Na verdade, à priori, os investigadores estavam convencidos que o impacto nos anciãos nunca poderia ser o mesmo do que "nós" jovens..



Pois bem, eles verificaram que TODAS as faixas etárias melhoram de forma semelhante o seu VO2máx, entre 9% e 13% (p < .01).

Porque é que isto é importante?
Porque está muito bem documentada a estreita relação entre o VO2máx e a saúde, traduzindo-se na melhoria da qualidade de vida do indivíduo e num investimento socioeconómico rentável para a saúde pública.

Vamos trazer a máxima de volta: sacrificamos a nossa saúde par....

Cada um faça a sua máxima e não desperdicem tempo, principalmente se amam pouco... amem-se!
(quase que me atrevo a criar hiperligação para o Gustavo Santos... pronto não resisti: https://www.youtube.com/watch?v=EEz_71PrLFU)

Não hibernem... INCINEREM!!!
EVIDENCE vs BULLSHIT



Sem comentários:

Publicar um comentário