segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Haloterapia: o poder do sal [Clínica Halovida]

Quando nos deparamos com bad science, eis alguns dos clichés da pseudo-ciência:
- arte milenária (se há séculos que usam isto é porque deve ser bom)
- argumento de autoridade. Aprovada pelo ministério da saúde inglês (lá fora é que é). 
- serve para tudo e todos: respiratórias, alergias e pele, mas todas. E todas as idades. 
- ausência de qualquer referência bibliográfica....

Nós fizemos o trabalho de casa e fomos ver o que diz a ciência idónea e imparcial, por isso utilizamos o banco de dados (artigos médicos) PubMed.

Não nos aparecerem muitos (apenas 25), mas ressalvamos estas conclusões:

A Haloterapia pode ser considerada um válido complemento, não um substituto, para a medicação convencional no tratamento do “sub-obstructive adenotonsillar syndrome” e patologias associadas (Gelardi et al., 2013).

Em diferentes doenças crónicas relacionadas com alergias e doenças infecto-inflamatórias do aparelho respiratório, observou-se o desencadeamento de mecanismos anti-inflamatórios (e também anti-alérgicos) e efeitos de cura sobre processo inflamatório(Lazarescu et al., 2014).

Uma revisão sistemática de literatura recomenda mais e novos estudos para aferir a efectividade desta terapia (Rashleigh, Smith, & Roberts, 2014).

Em Beja, a clínica Halovida disponibiliza este serviço ímpar.


O QUE É A HALOTERAPIA?

É uma terapia em câmara de sal que tem sido reconhecida durante séculos como uma abordagem exclusiva e natural para aliviar os sintomas de várias doenças respiratórias, doenças dermatológicas e alergias. É aceite na Europa Oriental e América do Norte como um método útil de aliviar os sintomas e é usado com frequência diária, enquadrada no sistema de saúde de diversos países. Agora a Haloterapia tem interesse global e o seu poder como uma terapia complementar não pode ser negada.

Esta terapia é recomendada para três áreas principais de doenças e alergias:
1.       Pulmões e doenças respiratórias, como asma brônquica, bronquite crónica, tosse de fumadores, fibrose cística, enfisema, amigdalite, otite média e faringite, tosse, febre do feno, rinite, sinusite e repetidas infeções virais.
2.        Pele e doenças dermatológicas, como dermatose, eczema e Psoríase.
3.       Saúde mental tais como stress, fadiga e depressão

As sessões terapêuticas realizam-se dentro da câmara de sal. A sala de sal é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas que são usadas para fins terapêuticos há muitos séculos. E as mais recentes inovações, através de Halogerador, aumentam a eficácia das mesmas, em vários níveis à escolha.

Documentos e referências que comprovam a eficácia irrefutável da Haloterapia. 
 A Haloterapia passa a ser reconhecida como tratamento complementar ao modelo biomédico, certificada pela diretiva da U.E. nº CE93/42EEC de produtos médicos podendo ser usada sem limites em qualquer prática médica de qualquer país da U.E..

Como a Haloterapia pode ajudar e o que trata?
A terapia de sal é recomendada para pacientes jovens e idosos e toda a família pode utilizar, apreciar e beneficiar em conjunto. Devido ao ambiente calmo e pacífico da câmara de sal, pode ser um lugar para adultos relaxarem e meditarem numa experiência única e edificante. As crianças podem encontrar um ambiente de aventura e podem brincar ao mesmo tempo enquanto recebem alívio para a sua doença. Estudos clínicos demonstraram que as partículas de sal podem ajudar a tratar e reduzir a inflamação respiratória; absorção de edema (inchaço) causado pelo fluido nos tecidos e podem ajudar os bloqueios na área dos brônquios.

Contra indicações da Haloterapia
A Haloterapia não tem limitações de uso, porém não se recomenda em casos de:
·         Intoxicação
·         Insuficiência cardíaca
·         Sangramento
·         Expetoração de sangue
·         Hipertensão crónica
·         Febre

Contatos/Horários
Rua Sousa Porto n.º7 (mira-serra) 7800-071 Beja
Horário: 2ª a 6ª feira (10h - 13 h e das 15h - 19h, sábado das 9h - 14h)
Site: www.halovida.pt |
Email: geral@halovida.pt |
Tel: 284 327 762/Tlm: 968 777 222 









Sem comentários:

Publicar um comentário