segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Redução de Massa Gorda: A solução para meninas Universitárias... HIIT

Recentemente, o American College of Sports Medicine (ACSM), o grande "fazedor" de guidelines ou directrizes para a área do exercício, publicou aquilo que serão as tendências de mercado para 2015...

http://journals.lww.com/acsm-healthfitness/Fulltext/2014/11000/WORLDWIDE_SURVEY_OF_FITNESS_TRENDS_FOR_2015_.5.aspx  <--- 1º, 2º, 3º, 4º, 5º E 6º lugar FITsalvador 

Ao longo dos anos há sempre algumas flutuações no TOP 20, mas o 2º lugar desta nova lista entrou, no ano passado, directamente para a mesma sem nunca ter lá estado antes... advinhem... HIIT (High-Intensity Interval Training | Treino Intervalado de Alta Intensidade)

No primeiro lugar, desta vez, treino apenas com o peso do corpo (Body Weight).

Folgamos em saber, apesar das controvérsias, que o conceito FITsalvador anda à frente das tendências por mais de 6 anos... e em conformidade com os pódios seguintes: 3º Certificação e Formação Contínua dos Crowd Trainers, 4º Musculação, 5º Treino Personalizado e 6º Exercício e Incineração de GORDURAS, 7º Ioga.. ups este já não nos toca =)

Nas nossas pesquisas fomos dar com mais um estudo, realizado com jovens universitárias com excesso de peso, onde avaliaram os efeitos do HIIT na composição corporal, na função cardíaca e capacidade aeróbica.

Dividiram as meninas em 3 grupos:
  • HIIT - 5x/sem 5x3min 85%VO2máx intervalado com 3 min de repouso activo
  • Moderate Intensity Continuous Training (MICT) - 40min a 50% VO2máx [CALÇADÃO]
  • Control - grupo de controlo que não treinou
Antes do estudo não se observavam grandes diferenças entre os 3 grupos, quer ao nivel da composição corporal (peso, IMC, %massa gorda, rácio cintura/anca) quer ao nível da função cardíaca (FCrepouso, TA, Volume sistólico, ejecção do VE, vo2máx e limiar ventilatório)

Como seria de esperar ambos os grupos (HIIT e MICT) obtiveram resultados estatisticamente significativos em todos os parâmetros relativamente ao grupo que não realizou qualquer treino, o grupo de controlo.

Ainda assim, o grupo HIIT experimentou uma redução de % de massa gorda superior (p<,05) relativamente ao grupo do Calçadão (MICT).

Mais, novamente o protocolo HIIT utilizado foi superior ao nivel da função cardíaca relativamente ao CALÇADÃO (p<,05)

Portanto, na hora de escolher qual o tipo de treino a utilizar devem pensar primeiro qual o objectivo..

Se o objectivo é promoção de saúde, então, apesar de não ser o melhor, o CALÇADÃO servem perfeitamente...

Se o objectivo é ESTÉTICO, ou seja, FAT LOSS, redução do peso, e definição muscular... então não há muita volta a dar...HIIT!!!

Para além do facto de que vos libertará tempo para aquilo que é realmente importante nesta vida: Família e Lazer.

Não hibernem... INCINEREM!!!
EVIDENCE vs BULLSHIT

Sem comentários:

Publicar um comentário