quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Redução de Massa Gorda: calçadão ENGORDA [3 estudos... fresquinhos]

Por muito que custe ouvir, tomamos a ousadia de considerar qualquer sessão de exercício com uma FCmédia abaixo dos 80% como CALÇADÃO, cardio "lentilongo", etc...

Não é novidade que, quando nos chegam atletas completamente destruídos e exaustos e nos mostram o seu cardiofrequencímetro abaixo dos 80% de FCmédia, tenhamos o descaramento de dizer que: "isso foi o mesmo que ir para o calçadão..." NOT GOOD ENOUGH!
(talvez por isso tenhamos uma vergonhosa taxa de dropout de 60%... em 10 desistem 6 =|...)

Às vezes até se arranjam estratégias para subir a média como saltar o aquecimento ou cortar os alongamento... a balança consegue ser mais cruel que a nossa frontalidade...

Quanto à ciência por detrás desta teimosia:

Um estudo de Outubro e outro de Novembro de 2014 (um ainda nem tem um mês e outro ainda nem tem 15 dias, inacessível à maioria dos investigadores recreacionais, como eu)


Neste estudo da School of Nutrition and Health Promotion da Arizona State University em Pheonix, 81 mulheres sedentárias e pré-menopáusicas fizeram 3 treinos de cardio "lentilongo" por semana de 30min cada a 80%FCmáx (oitenta por cento da FCmáx).

Quase 70% (55 das 81) destas mulheres ganharam peso e massa gorda!!

Ainda assim, foram as que engordaram que melhoram a capacidade cardiorespiratória?!?!?? WTF!

Afinal para que serve o cardio? Reabilitações cardíacas... só pode!

Neste estudo com homens saudáveis e normoponderais, os investigadores espanhóis compararam apenas 2 minutos de Treino Intervalado com o cardio "lentilongo" e aborrecido. 

Os resultados mostram que o treino intervalado melhorou a sensibilidade à insulina (com diferenças estatisticamente significativas em comparação ao cardio "lentilongo"), o que por si só é um indicador de que o Treino Intervalado é mais benéfico para a saúde que o calçadão, mais concretamente na prevenção/tratamento da diabetes.

Na prática, a melhoria da sensibilidade à insulina significa que para a mesma concentração de glicose no sangue será necessário menor quantidades de insulina para a energia entrar nos músculos. OPTIMIZANDO O FAT LOSS!!!
A insulina é inimiga número 1 da incineração de gordura pois inibe a hormona responsável pela libertação da gordura dos adipócitos (HSL). Detalhámos anteriormente este processo aqui ---> http://www.FITsalvador.com/2013/03/FAT-Loss-quem-imitamos-lutadores-de-sumo.html

Med Sci Sports Exerc. 2013 Aug;45(8):1600-9. doi: 10.1249/MSS.0b013e31828ba942. 
Esta revisão de vários estudos debruçou-se sobre os efeitos compensatórios após os programas de treino, onde o CALÇADÃO É REI:

  • diminuição da eficácia das hormonas lipolíticas (que incineram gorduras)
  • activa mecanismos compensatórios de FOME
  • activa mecanismos compensatórios de SEDENTARISMO!?!?
 Permitem-nos a ousadia?

Não hibernem... INCINEREM!!!
EVIDENCE vs BULLSHIT

www.FATLossEngineering.com
www.PersonalTrainingConsultancy.com
www.Crowd-Trainer.com

Sem comentários:

Publicar um comentário