domingo, 23 de fevereiro de 2014

Nutrição: Ideias e "hábitos" menos correctos na prática de Actividade Física


http://www.fitsalvador.com/p/fit-nutrition.html
Por vezes, apenas o facto de investirmos o nosso dinheiro (muito ou pouco) em soluções milagrosas, tolda-nos o discernimento e até somos capazes de vestir a camisola e defender o produto com unhas e dentes... 


Ou então apenas porque alguém partilhou nas redes sociais, ou encontrou num motor de busca...

Até na Nutrição, tal como o treino, a Old School oferece as melhores respostas/resultados.

Por Ana Margarida Ramalho, Nutricionista da Equipa Saúde Pública de Beja, e Consultora FITsalvador:

"É muito comum haver comportamentos errados quando existe uma prática de actividade física. É certo que o principal objectivo será perder peso, para alguns, mas também obter outros objectivos que nos ajudem a manter a condição física, psíquica e metabólica. Este artigo surge das dúvidas que me são colocadas no meu dia-a-dia, mas também de observar situações que são consequência de alguns erros.
Segue a lista:

- Uma boa alimentação é essencial - Não só antes da actividade física, mas também durante toda a semana. Uma ingestão correcta, leia-se equilibrada e variada, de nutrientes assim como o consumo de líquidos é muito importante para a performance de quem pratica actividade física, promovendo assim bons resultados.

- Contar calorias - É muito comum contar calorias para emagrecer. Será um ponto a ter em conta, mas é um erro apenas considerar este valor. Há que ter em conta o tipo de calorias (hidratos de carbono, proteína ou gorduras?). Isto porque nem todos os exercícios ao queimarem as mesmas calorias trabalham da mesma forma o corpo. No fim, os resultados também serão diferentes e, por vezes, indesejados.

- Não hidratar - É importante a hidratação durante a prática de exercício. Há uma grande falta de hábito no consumo diário deste alimento. É de referir que a água não engorda, quando consumida às refeições… durante a prática de atividade física a água poderá conter 1 colher (café) rasa de sal e 1 colher (sobremesa) de açúcar. Poder-se-á dar sabor à água com sumo de laranja ou limão, a gosto. É uma maneira de não haver quebras de tensão ou baixas de açúcar. Adquiram este hábito!! 

- Excesso de proteínaÉ uma das minhas preocupações a proteína ingerida sem controlo nutricional. É certo que a massa muscular provém das proteínas que ingerimos. E é certo que há que fazer um reforço proteico para ganhar massa muscular. No entanto, é certíssimo que terá de haver um aconselhamento para determinar a quantidade de proteína que cada um pode consumir, para além da que lhe é necessária. Como me considero uma clássica e antiga, no que se refere à alimentação, aposto num reforço proteico a partir dos alimentos. Devo confessar que ainda não tenho uma opinião bem formada quanto à ingestão de proteína artificial/ adquirida por processamento ou como lhe queiram chamar… uma coisa é certa, quando a ingestão de proteína deste tipo se torna impossível por qualquer motivo, o ganho de massa gorda é maior do que se o aporte proteico provir dos alimentos. 

- Treinar em jejumainda há quem pense que treinar em jejum ou com um aporte calórico baixo ou muito baixo seja a solução para perder peso/ massa gorda. Não é, realmente, a melhor forma de o fazer. Treinar após um jejum prolongado, como o nocturno, não é a forma mais saudável de perder massa gorda… desta forma a via alternativa de obter energia é outra… logo metabolismo mais lento… economia nos gastos =) … Apenas com 1 peça de fruta, não há energia suficiente para toda a duração do treino… 

- Dietas temporáriasdietas milagrosas para perder peso é o que mais há no mercado e para todos os gostos e bolsas… Nunca se esqueçam que estes objectivos são atingidos mudando os estilos de vida… Mudar, não implica, eliminar ou restringir nutrientes ou alimentos… as asneiras que por aí se fazem, mesmo que temporárias, o nosso organismo não as esquece… “ A vingança é um prato que se serve frio”… é isto que o nosso organismo “pensa” quando lhe retiramos alimentos, bons ou maus, mas que lhe fazem falta!!

- Não ter controlo“Vou treinar, por isso posso comer o que me apetece”…. Nada disso!! Desta forma os resultados não aparecem! Já há muito que se diz que “Nós somos o que comemos”… Pura verdade! Controlar quantidade, realizar refeições completas e variadas e ter atenção à qualidade nutricional das nossas escolhas são o segredo para um corpo são = EQUILIBRIO. Para isto ser possível a roda dos alimentos ajuda, e muito!!  

- Cortar nas gordurasQuem pensa que isto é possível na sua totalidade, desengane-se! Necessitamos diariamente de 30% de gordura para a manutenção das funções vitais do nosso organismo. Cortar gorduras saturadas, sim! As gorduras “saudáveis” deverão ser ingeridas diariamente.

Estas são algumas dicas/ respostas a dúvida que nos surgem ou que presenciamos no nosso dia-a-dia… caso tenham mais alguma que não tenha mencionado não hesitem em dizer… Continuação de bons treinos!! =)"

Podem acompanhar a Ana na rubrica intitulada "Vida Saudável" que passa na Rádio Pax todas as quartas-feiras pelas 10h15, ou contactá-la directamente através do e-mail nutrition@FITsalvador.com

Sem comentários:

Publicar um comentário