domingo, 15 de setembro de 2013

4min FITsalvador vs 30min CARDIO [CHOCANTE]

O investigadores da Queen's University testaram um tipo de treinos semelhantes à dinâmica FITsalvador e compararam-no com o cardio aborrecido. (Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 2012, Vol. 37, No. 6 : pp. 1124-1131)
 
Foram objecto de estudo 22 raparigas estudantes universitárias fisicamente activas que realizaram 4 treinos por semana, divididas em 3 grupos.

Grupo A (Endurance) realizou 30 minutos de passadeira correndo a 85% da FCmáx (muito duro)

Grupo B (Tabata) realizou 8 séries de 20segundos de apenas um exercício (polichinelos, escalada de montanhas, agachamentos+flexões [burpees]) com 10seg de descanso entre cada série. (isto dá o quê? 4 minutos de treino?)

Grupo C foi um grupo de controlo o qual não realizou qualquer treino

Ambos os grupos de treino aumentaram os níveis de performance  cardiovascular ao mesmo nível (cerca de 7-8%).

Impressionante, os curtos treinos


utilizando apenas o peso do corpo funcionaram tão bem quanto os 30 minutos de cardio…
Mas apenas o Grupo B, estilo FITsalvador, aumentou também resistência muscular em exercícios comuns como a prensa de peito +207%, extensões da perna +40%, elevações do tronco +64%, flexões de  braços +135%.

A investigação procurou saber também qual dos treinos era mais prazeroso e qual a intenção de comprometimento… supresa… estilo FITsalvador!

Os investigadores concluíram que os treinos intervalados muito curtos com o peso do corpo (calisténicos) vão potenciar não só a resistência muscular, mas também performance cardiovascular…

EM APENAS 4 MINUTOS!!

Afinal podemos ter o melhor dos 2 mundos num único conceito: melhorias cardiovasculares e de força!

A performance cardiovascular, que durante décadas foi associadas exclusivamente ao treino cardio "lentilongo", está fortemente correlacionada com a melhoria dos marcadores de saúde como a tensão arterial, diabetes, colesterol, etc...

Assim, nem para a promoção de saúde é necessário grandes complicações ou investimentos!

Na nossa cidade vemos o calçadão cheio de atletas caminhando, fazendo a sua corridinha ou bicicleta desperdiçando muitas vezes mais do que 1 hora por dia, durante a maioria dos dias da semana...

Certamente não sabemos os seu propósitos: saúde, performance, redução de peso ou estética, mas a possibilidade de alcançar os mesmo objectivos em apenas 4 minutos... não tem preço.

Sem comentários:

Publicar um comentário