sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FIT Rehab: Gelo e a sua aplicação nas lesões músculo-esqueléticas

O nosso Osteopata de serviço estreia-se na publicação de artigos no site FITsalvador... este que, segundo o próprio, será o primeiro de muitos!!!!

E a temática não podia ser mais pertinente: gelo e as suas aplicações...

Por João Espírito Santo, Osteopata e consultor FITsalvador:


"Todos os ”atletas” sabem ou ouviram dizer que o gelo é benéfico em caso de lesão de alguma estrutura muscular, ligamentar ou tendinosa. Muitos de nós ouvimos dizer que a primeira coisa a fazer em caso de lesão é colocar gelo. Mas nesta matéria existem algumas dúvidas. Vamos por partes: 


1. Qual dos métodos de aplicação de gelo é melhor, um saco de gelo ou massagem com gelo?

Ambas as formas de aplicação são eficazes. Segundo Zemke (1998), a aplicação de gelo com um saco ou a massagem com gelo durante 15 minutos produziram a mesma redução na temperatura. A diminuição da temperatura está relacionada mais com a duração da aplicação e da quantidade de tecido adiposo subcutâneo. As indicações terapêuticas incluem o tamanho da área afectada, a localização da área afectada, a duração da aplicação e as preferências do paciente. A aplicação de um saco de gelo durante 15 minutos produziu uma diminuição máxima da temperatura dos tecidos musculares aos 12,5 minutos; a massagem com gelo durante 15 minutos produziu uma diminuição máxima da temperatura dos tecidos musculares aos 2,4 minutos. A massagem com gelo permite a redução da temperatura mais rapidamente do que um saco de gelo, no entanto, se a área a tratar é extensa o saco de gelo é mais eficiente. 


2. Qual é a temperatura ideal dos tecidos para atingir os melhores efeitos fisiológicos através da crioterapia?


Os melhores efeitos fisiológicos derivados da crioterapia são alcançados quando os tecidos atingem temperaturas entre os 15° e os 25°.


3. Durante quanto tempo a temperatura dos tecidos permanece baixa após uma aplicação de gelo?


Após a aplicação de gelo a temperatura dos tecidos musculares permanece baixa até 50 minutos. 


4. Porque é que a pele fica vermelha após uma aplicação de gelo?


Durante a aplicação de gelo ocorre uma vasoconstrição local (diminuição da concentração de sangue). Quando se retira o gelo, dá-se uma hiperémia (maior concentração de sangue) no local da aplicação por forma a que o corpo restaure a sua temperatura ideal. 


5. No caso de uma lesão aguda qual o número de vezes que se deve aplicar gelo durante um dia?


Não existe um número ideal, mas sabendo-se que a temperatura dos tecidos permanece baixa até 50 minutos após a aplicação, pode-se aplicar gelo nas primeiras 24 horas de duas em duas horas, tendo sempre a preocupação de evitar queimaduras derivadas do gelo. 


6. Qual a duração da aplicação de gelo?


No caso da aplicação de um saco de gelo sabe-se que a temperatura minínima é atingida ao minuto 12. Desta forma a aplicação durante 15 minutos é eficaz. Se a aplicação for através de uma massagem com gelo, sabe-se que a temperatura mínima é atingida ao minuto 2. Assim, entre 3 a 5 minutos de aplicação consegue-se bons resultados. 


Referências:

Zemke JE (1998). Intramuscular temperature responses in the human leg to two forms of cryotherapy: ice massage and ice bag. J Orthop Sports Phys Ther 27:301."

Para além da consultoria gratuita através do email rehab@FITsalvador.com, em Beja o João dá consultas às quarta-feiras e sábados na clínica de Haloterapia HALOVIDA. (30% desconto atletas FITsalvador)

Sem comentários:

Publicar um comentário