quarta-feira, 20 de março de 2013

Redução de Massa Gorda: Acelerar o processo!

Quando se pretende reduzir gordura rapidamente é necessário estimular o organismo o mais possível, com segurança.

Variações de Frequência Cardíaca, Percepção de Subjectiva de Esforço (classificar de 0 a 10), e capacidade cardio respiratória máxima (VO2), são todas importantes mas o equivalente metabólico de cada exercício e o número de articulações envolvidas no movimento têm um papel fundamental!

Quanto mais movimento permitirmos ao nosso corpo, mais rapidamente se conseguirá derreter a gordura acumulada. Pode ajudar pensar que o nosso metabolismo é um somatório de vários metabolismo mais pequenos, representados em cada articulação do corpo.

Quanto maior o número de músculos envolvidos num movimento, maior será o Equivalente Metabólico (MET) e o número de articulações utilizadas
O que acontece, normalmente, é que o número de METs sobe quando se aumenta a velocidade ou intensidade de um movimento, como correr em vez de andar.
Quando sobem os METs também sobe o dispêndio calórico, logo mais calorias queimadas.

Frequentemente a maioria dos programas de treino são organizados decidindo que músculos trabalhar neste dia, e em como atingir todos os grupos musculares.

Afinal, Músculo = Metabolismo certo?

Então para aumentar o metabolismo através do exercício teremos estimular cada músculo individualmente?

O que se pretende é exercitar múltiplas articulações em simultâneo e coordenar grupos musculares e diferentes partes do corpo.
Desta forma é necessário maior quantidade de electricidade do sistema nervoso, e também maior coordenação muscular para executar o movimento.
Assim, mais músculos são solicitados em cada exercício aumentando os METs. Consequentemente, multiplica-se o número de calorias que são queimadas!

Importa, em vez de focar o treino apenas nos músculos, exercitar o Sistema Nervoso:
  • Os nervos inervam vários músculos, não apenas um.
  • Os nervos são comprimidos sempre que nos sentamos numa má postura, se a técnica para levantar peso não for adequada, ou insistirmos num impacto repetitivo.
  • Exercitando e melhorando o sinal nervoso estaremos simultaneamente activando um maior número de músculos de uma só vez
Mais músculos solicitados = maior custo metabólico de cada exercício = Aumento do metabolismo.

Digam não à “Ginástica” Localizada!

2 comentários:

  1. Adoro os combinados e sem intervalos... :) Abraço
    Nuno Correia

    ResponderEliminar
  2. Nuno

    Intervalos... ou intervalados?

    É só penar =)

    ResponderEliminar