quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Redução de Massa Gorda: 30 minutos de treino superam 60 [Evidência Científica]

Num estudo recente publicado no American Journal of Physiology, os investigadores descobriram que treinos de 30 minutos são equivalentes aos de 60 minutos relativamente à redução do peso.

Mesmo tendo em conta o facto de que o treino de 60 minutos gasta o DOBRO das calorias (600kcal/treino) do treino de 30 minutos (300kcal/treino)!

Ao final de 13 semanas, o grupo que treinava 30 minutos reduziu 3,9kg de gordura, enquanto que o grupo que treinou 60 minutos reduziu 3,8kg...

A diferença é residual, mas fica claro que não é uma questão de quantidade mas de qualidade do treino! Seria de esperar maior redução de gordura tendo em conta o dobro do tempo investido certo?

As conclusões são pouco objectivas, mas evidenciou-se que treinar 60 minutos é pior do que treinar 30!

Não é necessário perder tanto tempo quando se pode canalizar o pouco tempo que temos para actividades bem mais edificantes, em vez de se viver "escravizado" do exercício apenas porque a sociedade nos impinge valores superficiais.

Fonte:
Research Article

Body fat loss and compensatory mechanisms in response to different doses of aerobic exercise - a randomized controlled trial in overweight sedentary males

http://ajpregu.physiology.org/content/early/2012/07/30/ajpregu.00141.2012.full.pdf

Sem comentários:

Publicar um comentário