terça-feira, 25 de setembro de 2012

Nutrição [extra]: 2 dúvidas pertinentes...


A nossa Nutricionista de "serviço" dá mostras que não é escrita pela escrita, mas o comprometimento sério com os objectivos dos utentes/atletas!

Por Ana Margarida Ramalho, Nutricionista da Equipa de Saúde Pública de Beja:

"Ainda não estamos em Outubro, mas escrevo um artigo extra. Este extra justifica-se por uma dúvida que me colocaram… “concorda com os valores? Eu nem por isso…” (fiquei contente com esta avaliação =P) E de seguida escreve-me “achei piada ao pão de forma ser tão pouco calórico”…
A minha pergunta é:
Gostaria de saber que ilações tiram vocês duma imagem destas? Que informações retirariam desta imagem? Com que dúvidas ou certezas se deparavam?

E de seguida recebo esta imagem também!! E volto a perguntar:
Que informações retirariam desta imagem?

E já que estamos numa de esclarecimento de dúvidas, foi-me colocada outra questão relativamente às análises clínicas que por aí se fazem que relacionam alimentos intolerantes com a dificuldade em perder peso.

Neste link vem um artigo relacionado com este tema. Infelizmente relacionado a uma clinica de estética. Digo infelizmente porque se procurarem intolerâncias alimentares no Google, em sítios fidedignos, não vos aparece nada disto! 

Neste artigo há advertência que a intolerância não engorda, mas sim incha!! Também diz que pode ocorrer “perda de peso quando é seguido o tratamento”. Pois sorte!! Enquanto tenta fazer milagres, a perda de peso existe… quando nos fartamos do tipo de alimentação ou não temos possibilidades monetárias para o fazer, o dinheiro na carteira é inversamente proporcional ao ganho de peso!!

Quando são identificados os alimentos que mais intolerâncias causam, esses também eu os reconheço com tal efeito. Estas análises podem ser realizadas em laboratório. No entanto, quando existe uma intolerância alimentar há sinais e sintomas que relacionaremos com alguma facilidade à ingestão de determinado alimento. No final deste artigo vem um exemplo de plano alimentar, que quem o conseguir fazer durante um mês e ganhar massa muscular, ganha um pólo! =)

Toda a intolerância alimentar se deve à dificuldade em digerir uma determinada substância, normalmente por falta de “um ajudante” denominado de enzima. Exemplo: quem tem intolerância à lactose (açúcar do leite) falta-lhe a lactase (enzima que degrada a lactose).

Bem, por hoje é tudo… boa continuação de treinos e aguardo bons resultados para as primeiras pesagens =)"

Sem comentários:

Publicar um comentário