quarta-feira, 16 de maio de 2012

Nutrição: Hipoglicémias, para que vos quero?

O treino intenso [HIIT] tem este risco, é por isso a prevenção é fundamental...

Eu próprio termino muitas vezes as sessões recorrendo ao pacotinho de açúcar e, verdade seja dita, acabo por fazê-lo com algum sentimento de dever cumprido!

Foi sinal que o substrato energético utilizado foi, na sua grande maioria, os hidratos de carbono, e logo claro indicador que o treino foi muito violento... nada da tão propagada "FAT BURNING ZONE", ou seja, intensidades leves e moderadas que erradamente são associadas aos programas de redução de peso.

Mas agora é tempo de levar um puxão de orelhas da nossa Nutricionista de "serviço", pois com os cuidados certos é possível chegar a essas intensidades sem quebrar...

Por Ana Margarida Ramalho, Nutricionista da Equipa de Saúde Pública de Beja:

"Este mês escrevo não só para vocês, mas também para o nosso dedicado professor! Tenho-me vindo a aperceber das quebras, de açúcar ou tensão, que acontecem durante as nossas aulas.
São significativas ao ponto de termos espalhados pela sala pacotinhos de açúcar tal como a história de Hansel e Gretel que marcaram caminhos com pão. =)   
 
Nunca se esqueçam que o principal objectivo da alimentação é a PREVENÇÃO! De todo o tipo de doenças que possam imaginar, fome (quando queremos controlar peso – escolhendo alimentos saciantes), vontade de comer (ainda é um consolo emocional), dá-nos condições para a prática de actividade física (ao nível do metabolismo), etc.

Nunca se perguntaram porque há tanta quebra durante as nossas aulas? Então dou-vos duas hipóteses:
- Baixa de açúcar: consequência de não terem realizado uma refeição adequada à actividade que praticam;
- Baixa de tensão: falta de água antes, durante e após a actividade e/ou roupa desadequada.

É de extrema importância a refeição que antecede a prática de actividade física. Açúcares de absorção lenta (pão integral ou de mistura) são importantes no sentido de nos disponibilizarem energia ao longo da nossa dura prática. Teremos não só a vantagem de ter açúcar disponível como também evitar chegarmos a casa com fome e estragar com petiscos todo o esforço realizado. Um açúcar de absorção rápida (fruta, iogurte) não é suficiente uma vez que, como o próprio nome indica, absorve-se rapidamente, ou seja, gasta-se rapidamente. Assim, para termos uma refeição completa e equilibrada poderemos conjugar estes dois tipos de açúcar. Com este comportamento estamos a prevenir-nos de hipoglicémias durante o treino. 

Quanto à segunda hipótese, por acaso na última aula já não aconteceu (mal fora com o calor que está), meninas vestirem polares ou camisolas de manga comprida. Esta não é a roupa adequada. Não acredito que a utilizem por frio!! Se não é por esta razão, leva-me a pensar que será por acharem que se perde mais peso uma vez que suam mais… pois estão muito enganadas! Este é um erro comum! Encherem-se de roupa para suar mais e por conseguinte perder peso. O único peso que perdem é em água… assim que voltarem a beber água, esse peso é reposto. É sol de pouca dura!! E porque se sentem tontas e sem forças? Porque através do suor também é eliminado sal. Havendo uma sudorese (produção de suor) maior e uma baixa reposição de água, há quebras de tensão. Por isso, quando comem o açúcar as tonturas não passam! Com o calor a aumentar, levem pelo menos, uma garrafa de 1,5L de água.  

O vestuário para a prática de actividade física deve ser leve e de algodão de modo que permita ao organismo “suar à vontade”. Aqui sim, estamos a permitir uma limpeza do organismo sem ter de recorrer a líquidos milagrosos que nos limpam por dentro!

Aproveito também para dar uma achega a outra prática errada para este fim… o envolvimento em pelicula aderente e afins. Imaginem que estamos na nossa aula. Todas as portas estão tapadas com pelicula aderente. Há um incendio na sala. Queremos fugir… as portas abrem…mas vamos encontrar essa pelicula…para onde voltamos nós? Para a sala, certo? Então o efeito da pelicula à nossa volta é o mesmo. O suor faz abrir os poros para libertar calor e água. Se lhes tapamos as saídas que caminho toma? Pois certo, volta a entrar…que peso perdemos? Absolutamente nenhum e muito menos eliminamos toxinas!!      

Resumindo, uma refeição ligeira antes da prática de actividade física. Disse ligeira! Não aproveitem para comerem o bolo, o folhado ou a empada antes da actividade porque não vos serve para nada, em termos físicos, e não os conseguem “queimar”! Uma “borda” de pão e uma peça de fruta é suficiente. Roupa ligeira, calças e blusas de algodão!"

Estas e outras dicas podem ser acompanhadas na rubrica intitulada "Vida Saudável" que passa na Rádio Pax todas as quartas-feiras pelas 10h15

3 comentários:

  1. Obrigada pelos tão preciosos conselhos :)

    ResponderEliminar
  2. Eu chamava-lhes mais reprimendas... =P

    ResponderEliminar
  3. ahahahahah este foi em ar de reprimenda, foi! :)

    ResponderEliminar