domingo, 22 de abril de 2012

Exercício e Diabetes - Sessão Prática

Foi com enorme satisfação que voltei a colaborar, em parceria com a LIFESCAN- Johnson&Johnson, Lda, com a ULSBA e a equipa multidisciplinar da consulta de Diabetes do Hospital José Joaquim Fernandes, na promoção do Exercício Físico para a população diabética.

Após uma primeira abordagem mais expositiva na celebração do Dia Mundial da Diabetes (14/11), estes atletas dirigiram-se até ao Circuito de Manutenção para uma sessão prática.

Desde a primeira hora que a intervenção passou por refutar a palavra manutenção na abordagem do exercício associado à patologia: não se pretende manter a condição, mas sim progredir continuamente para melhorar a qualidade de vida, fazer face à doença e, por ventura, minimizá-la ou até vencê-la!

Logo à partida deparámo-nos uma confusão de conceitos associado, inevitavelmente, ao local escolhido para o evento: Circuíto de Manutenção...

Após prévio reconhecimento do terreno uns dias antes, foram apresentadas aos pacientes algumas alternativas aos exercícios propostos no tal Circuito para que possam alcançar objectivos ambiciosos e melhorias contínuas na sua performance e saúde, e não a manutenção... sempre com segurança e sob o olhar atento dos seus "tutores clínicos".

Assim, foi proposto dentro do próprio trilho algumas adaptações às estações, e implementados dois Circuitos de Força, ou como foi sugerido: Circuitos Metabólicos. Sempre intervalados com a caminhada inerente ao percurso, que é considerada a actividade mãe e, invariavelmente, associada como "salvadora" de todas as comorbilidades...

Deste modo procurou-se juntar o melhor dos dois mundos: a força e a recuperação activa.

Sem comentários:

Publicar um comentário