sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A (des) necessidade do Cardio

A maioria dos interessados em ficar "em Forma" considera imperativo a necessidade do treino "Cardio".
São imensos os casos, homens e mulheres, que estão "em Forma" sem nunca terem feito o tradicional "Cardio".

É frequente nos ginásios os Aparelhos Cardio estarem à pinha, e até com fila de espera... É certo que haverá espaço para o Cardio em pessoas destreinadas ou com excesso de peso, mesmo assim podem haver métodos mais eficazes.

Quando me questionam a quantidade de Cardio que devem fazer para redução de gordura a resposta é fácil: Nenhuma.

Afinal o que é o Cardio Tradicional?
Galgar desenfreadamente em cima de uma passadeira, pedalar numa bicicleta estacionária, flutuar numa elíptica, ao mesmo tempo em que se assiste uma série da FOX ou AXN na tv...

Talvez seja essa uma das razões pela qual os treinos se tornam aborrecidos e acabam por desistir dos mesmos, sem terem visto resultados.

Tecnicamente, Cardio pode ser considerado qualquer tipo de estímulo que promova melhorias no sistema cardiovascular. Simplificando, se acelera o batimento cardíaco, nos torna ofegantes e dormentes... é Cardio.
Não importa se implica halteres ou outras cargas e se chame treino de força... continua promovendo melhorias cardiovasculares.

Se procurarem sempre cargas desafiantes verificarão que a Frequência Cardíaca se aproxima dos 80-90% da FCmáx, e ficam ofegantes e dormentes como se tivessem sprintado 100m (sprintar pequenas distâncias ou intervalos é claramente mais eficaz do que o jogging horas a fio...)

Tradicionalmente, a este tipo de estímulos chamam de Treino de Força ou Circuitos Metabólicos como os nossos TPCs, no entanto a solicitação cardiovascular é igualmente intensa, e a sua adaptação é semelhante ao treino cardio tradiconal: longo e chato.

Não poupam apenas tempo, como fortalecem a maioria dos músculos com estes exercícios holísticos se o fizerem com intensidade suficiente... (ex: TPCs)

Porque não obter o melhor dos dois mundos: melhorias cardiovasculares e redução de gordura?
Com o Cardio tradicional apenas conseguirão a 1ª...

Se conseguem ler ou ver TV enquanto treinam, não se estão concentrando o suficiente no que estão fazendo, logo não estarão à intensidade desejada para que se possam ver resultados.

Sem comentários:

Publicar um comentário